Dr. Artur Beraldi - Urologia, Uro-Oncologia e Cirurgia minimamente invasiva

CRM-SP 145837 RQE 69913

Câncer de Próstata

O câncer de próstata é o mais comum no homem atrás somente dos tumores de pele não melanoma. No Brasil anualmente atinge cerca de 65.000 homens e causa aproximadamente 16.000 mortes.

Os fatores de risco são principalmente a idade e a hereditariedade ou seja o fato de ter parentes que apresentaram a doença.

A suspeita do diagnóstico vem através de uma alteração no PSA ou no toque retal. Caso algum desses exames esteja alterado a investigação diagnóstica deve prosseguir com exames complementares como a ressonância magnética ou a biópsia da próstata. O rastreio do câncer de próstata deve ser realizado anualmente a partir do 45 anos para os pacientes negros e aqueles com antecedentes de câncer de próstata na família ou a partir dos 50 anos para os pacientes que não apresentem antecedentes familiares.

O câncer de próstata é uma doença muito variável e seu tratamento depende basicamente da extensão do tumor e de sua agressividade. Existem tumores que podem ser apenas acompanhados enquanto outros necessitam de cirurgia, radioterapia ou outros tratamentos com medicações e quimioterapia. 

Contatos

11 96079-0606

  11 4586-0677  

e-mail: vitaberaldi@yahoo.com